Representing users, transforming services | Polar Insight
Representing users, transforming services.

Notícias

Anúncios e atualizações

O que é a pesquisa de utilizador e porque é importante?

useresearch.jpg

Ao criar um novo serviço ou ao atualizar um existente, há várias perguntas às quais deve responder para entender o que funciona para o seu público-alvo:

• Quem são os meus utilizadores?

• O que é que eles estão a tentar fazer?

• Como é que eles estão atualmente a tentar alcançar o que estão a fazer?

• Como é que a vida ou o trabalho dos utilizadores influencia isto?

• Como é que eles utilizam e experimentam os serviços existentes para alcançar o seu objetivo?

 
Como é que responde a estas perguntas?

Através da pesquisa de utilizadores ou simplesmente ouvindo as pessoas que utilizam o seu serviço.

Ao executar pesquisas de utilizadores, terá a oportunidade de saber mais sobre os comportamentos, necessidades e motivações dos seus utilizadores, além de poder melhorar estes serviços para atender às suas necessidades.

Estará mais preparado para identificar os problemas que precisam de ser resolvidos, saber qual a solução a ser criada ou se os serviços funcionarão quando estiverem em atividade.

A pesquisa de utilizadores pode ser obtida através de debates, técnicas de observação, análise de tarefas e de uma variedade de outras metodologias de feedback, algumas das quais estão disponíveis na nossa página de Serviços. Como é expectável, estas abordagens dependem do tipo de serviço ou sistema que está a desenvolver, bem como do seu cronograma e ambiente.

No entanto, o que permanece real é encarar a pesquisa de utilizadores como um processo contínuo, não sendo implementado apenas uma ou duas vezes, mas sim utilizado regularmente para garantir que o seu serviço é eficaz e eficiente na solução das necessidades do utilizador.

 “Isto é um grande compromisso. Como posso vender esta ideia internamente?”

·       Crescimento através da inclusão: quanto mais inclusivo for, mais utilizadores serão atraídos para o seu serviço. Para criar um bom serviço, é importante conhecer todos os tipos de utilizadores, incluindo portadores de deficiência ou com necessidades de assistência para utilizar o seu serviço. Ao incluir ativamente pessoas desses grupos em cada estágio de desenvolvimento, pode ficar a saber como as pessoas com necessidades específicas podem utilizar o seu serviço e os obstáculos que podem enfrentar. Isto, por sua vez, pode ajudá-lo a melhorar o design, a funcionalidade e o conteúdo com base na forma como os diferentes utilizadores os experienciam. Grupos não representados são muitas vezes esquecidos e englobá-los representa uma grande oportunidade.

·       Comunidade: ao incentivar os utilizadores a colaborar consigo para melhorar o seu serviço ou sistema, começará a construir uma comunidade com os mesmos objetivos. Este processo reduz a barreira entre organização e utilizador e estimula a inovação, a experiência do utilizador e a coesão.

·       Redução de custos: a pesquisa de utilizadores pode economizar muito dinheiro a médio e longo prazo. Se os utilizadores tiverem problemas ao utilizar um serviço ou se o resultado desejado não for alcançado de forma eficaz ou eficiente, isto implicará custos mais altos de atendimento ou assistência e indicadores de satisfação mais baixos. Isto pode atrasar, ou impedir, que as organizações atinjam os seus objetivos.

Polar Insight